Compostagem como uma ferramenta lúdica no processo de aprendizagem

Autores

  • Carolina Villela Moreira Universidade Federal de Viçosa
  • Clara Soares de Freitas Guimarães
  • Gabriel Costa Públio
  • Élida Lopes Miranda
  • Gisele Cristina Pereira Lopes

Palavras-chave:

agroecologia, educação ambiental, educação infantil, resíduos orgânicos

Resumo

O presente relato baseia-se na experiência com um projeto de extensão universitária que visa a compostagem de resíduos orgânicos utilizando atividades lúdicas, a fim de despertar a conscientização ambiental. Este projeto é desenvolvido em parceria com as crianças e a equipe do Laboratório de Desenvolvimento Infantil da UFV (LDI/UFV) e consiste na reutilização dos resíduos orgânicos através da compostagem. Para isso, são realizadas atividades lúdicas que visam a promoção de trabalhos práticos no âmbito da educação ambiental e da agroecologia. No LDI/UFV, a compostagem transformou-se em uma ferramenta lúdica e possibilitou trabalhar diversas áreas do conhecimento através da construção coletiva de uma composteira doméstica e do plantio de uma horta agroecológica. Dessa forma, o processo de compostagem e a horta escolar contribuíram para compreensão sistêmica da vida, além de estimular a coletividade, a solidariedade, o respeito pelo outro e pelo ambiente.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias