Compostagem como uma ferramenta lúdica no processo de aprendizagem
Palavras-chave:
agroecologia, educação ambiental, educação infantil, resíduos orgânicosResumo
O presente relato baseia-se na experiência com um projeto de extensão universitária que visa a compostagem de resíduos orgânicos utilizando atividades lúdicas, a fim de despertar a conscientização ambiental. Este projeto é desenvolvido em parceria com as crianças e a equipe do Laboratório de Desenvolvimento Infantil da UFV (LDI/UFV) e consiste na reutilização dos resíduos orgânicos através da compostagem. Para isso, são realizadas atividades lúdicas que visam a promoção de trabalhos práticos no âmbito da educação ambiental e da agroecologia. No LDI/UFV, a compostagem transformou-se em uma ferramenta lúdica e possibilitou trabalhar diversas áreas do conhecimento através da construção coletiva de uma composteira doméstica e do plantio de uma horta agroecológica. Dessa forma, o processo de compostagem e a horta escolar contribuíram para compreensão sistêmica da vida, além de estimular a coletividade, a solidariedade, o respeito pelo outro e pelo ambiente.