Experiências Técnico-educativas na formação do agrônomo com base nos princípios agroecológicos

Autores

  • Josineide Pereira Medeiros Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima
  • Rogério de Souza Bispo Universidade do Estado da Bahia
  • Lívia Layse de Oliveira Jericó Escola Família Agrícola Regional
  • Milena Pereira de Medeiros Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Assistência Técnica e Extensão Rural, Agroecologia, Ações técnico-educativas

Resumo

Este trabalho foi construído a partir produto gerado para obtenção do título de bacharel em engenharia agronômica, através da experiência de estágio no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, onde foi possível acompanhar parte das atividades executadas pela entidade, considerando que esta atua a mais de vinte cinco anos na região do Semiárido do Brasil, através de ações técnico-educativas, construídas a partir da perspectiva de Convivência com o Semiárido, executando ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), financiados por órgãos estadual e federal onde busca contribuir no desenvolvimento da agricultura familiar do Território do Sertão do São Francisco. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender a dinâmica de atuação do profissional de agronomia no desenvolvimento da ATER a partir das ações realizadas pelo IRPAA na execução de projetos com a perspectiva da Convivência com o Semiárido, através das experiências vividas nas atividades do Projeto Recaatingamento Bem Diverso e na mediação dos diagnósticos participativos nas Escolas Famílias Agrícolas ligadas à Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido – REFAISA.

Downloads

Publicado

2020-08-04