Experiências Técnico-educativas na formação do agrônomo com base nos princípios agroecológicos
Palavras-chave:
Assistência Técnica e Extensão Rural, Agroecologia, Ações técnico-educativasResumo
Este trabalho foi construído a partir produto gerado para obtenção do título de bacharel em engenharia agronômica, através da experiência de estágio no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, onde foi possível acompanhar parte das atividades executadas pela entidade, considerando que esta atua a mais de vinte cinco anos na região do Semiárido do Brasil, através de ações técnico-educativas, construídas a partir da perspectiva de Convivência com o Semiárido, executando ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), financiados por órgãos estadual e federal onde busca contribuir no desenvolvimento da agricultura familiar do Território do Sertão do São Francisco. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender a dinâmica de atuação do profissional de agronomia no desenvolvimento da ATER a partir das ações realizadas pelo IRPAA na execução de projetos com a perspectiva da Convivência com o Semiárido, através das experiências vividas nas atividades do Projeto Recaatingamento Bem Diverso e na mediação dos diagnósticos participativos nas Escolas Famílias Agrícolas ligadas à Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido – REFAISA.