O uso das estratégias de marketing para a comercialização de cestas agroecológicas: um estudo de caso na Cooperflora

a study case in Cooperflora

Autores

  • Ariele Carolina Contrigiani UFSCar/ Cooperflora
  • Leticia Bolonha Lucati
  • Nayara Mathias
  • Marta Cristina Marjotta-Maistro
  • Adriana Estela Sanjuan Montebello

Palavras-chave:

Cooperativismo; Redes Alimentares Alternativas; Assentamentos; Agricultura Familiar

Resumo

Com o sucateamento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, houve a necessidade, entre os agricultores, de encontrar formas alternativas para o escoamento da produção e geração de renda. Assim, a comercialização direta de cestas de alimentos surge como um novo caminho em direção à autonomia e fortalecendo das relações entre campo e cidade. O objetivo deste trabalho foi analisar as ferramentas de marketing utilizadas pela Cooperflora para a comercialização de cestas agroecológicas. A partir de dados secundários, foram avaliadas as estratégias de marketing utilizadas segundo o conceito dos 4p’s. Os resultados mostraram, ao analisar as estratégias utilizadas pela cooperativa, que eram utilizados todos os P’s do marketing. Assim, todos os P’s (produto, praça, propaganda e promoção) trabalham harmonicamente entre si, ajudando os agricultores na comercialização de seus produtos.

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Publicado

2020-07-10

Edição

Seção

CBA - Economias dos Sistemas Agroalimentares de Base Agroecológica