Etnobotânica: plantas medicinais na comunidade do Cambury - Ubatuba - SP

Autores

  • Carolina Franco Paixão UFF

Palavras-chave:

caiçaras; quilombolas; saúde; medicamento natural; agroecologia.

Resumo

O objetivo é estudar a relação da comunidade caiçara e quilombola do Cambury, em Ubatuba, última cidade do litoral norte do estado de São Paulo e as plantas medicinais da região, destacando a importância da preservação das populações tradicionais para a proteção das florestas, e também a sua indispensável contribuição para a indústria farmacêutica.

Através de pesquisas bibliográficas e conversas com os nativos locais, foi possível ter acesso a várias ervas usadas, diariamente, por eles e seus benefícios terapêuticos. Em todos os quintais do local é possível encontrá-las, fazendo parte da cultura desse povo.

Foram feitos alguns experimentos com a erva-de-santa-maria, terramicina, quebra-pedra e a erva-cidreira, para comparar os resultados com as pesquisas. Todos foram positivos, mas deve haver disciplina para preparar os remédios: é necessário saber qual parte do vegetal utilizar, qual a posologia e o modo de preparo, além de repetir o tratamento até que se obtenha o efeito esperado. Em muitos casos, o medicamento natural obtém melhores respostas que os químicos, pois muitas bactérias adquirem resistência às drogas feitas em laboratório.

Downloads

Publicado

2020-06-26