Ciranda infantil: espaço coletivo, educativo e revolucionário

Autores

  • Jezebel Martins Ribeiro Universidade Federal de Viçosa
  • Sonara Barreto Magalhães Universidade Federal de Viçosa
  • Simone Maulaz Elteto Centro de Tecnologias Alternativas (CTA-ZM)

Palavras-chave:

Espaço Infantil; Troca de Saberes; Crianças; Arte; Educação Popular

Resumo

O objetivo desse projeto é fazer o levantamento da memória da Ciranda Infantil no evento Troca de Saberes que ocorre na Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais, trazer as questões referentes à sua origem nesse espaço, provocar uma reflexão sobre a importância, a valorização e continuidade da Ciranda Infantil sobre outras óticas.

Pesquisar a origem da Ciranda Infantil como espaço educativo, sua inserção na Troca de Saberes da UFV e levantamento de outros locais onde ela ocorre trás resultados positivos através do resgate da memória da ciranda infantil, cujo assunto ainda é pouco visibilizado dentro do movimento agroecológico.

Portanto, esse relato visa debater através da perspectiva dos movimentos sociais, pedagogos, estudantes, professores e demais profissionais da área da educação sobre o tema abordado, provocando uma reflexão sobre os benefícios e importância da valorização da Ciranda Infantil para o desenvolvimento social, político e educativo dos envolvidos.

Downloads

Publicado

2020-06-15