A Agroecologia e a ciência do solo como instrumento didático musical
Palavras-chave:
Lúdico; Arte; Manejo, música, pedagogia.Resumo
Considerando a enorme importância do conhecimento sobre os solos e de seu manejo de forma ecológica, a intenção do desenvolvimento desse trabalho é facilitar o processo de aprendizagem dos assuntos programáticos aos cursos de Agronomia e Geografia, para alunos da disciplina de Pedologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), bem como despertar através da música a importância do conhecimento seja para a formação de futuros educadores ou agrônomos capazes de estimular a conservação e cuidado deste recurso natural indispensável a sobrevivência humana.
A proposição desta produção pedagógica visa o desenvolvimento de mecanismos e ferramentas musicais como instrumento pedagógico com os alunos de Agronomia e Geografia, com a finalidade de estimulá-los no processo ensino-aprendizagem do solo e do seu manejo agroecológico. Para tal, foi apresentado em sala de aula, por voz e violão, músicas e paródias que contemplaram assuntos vinculados ao conteúdo de Pedologia e posterior divulgação através de um blog com vídeos dos materiais na intenção de viabilizar o acesso pelos alunos, contribuindo assim, no processo de ensino-aprendizagem da ciência do solo, bem como a valorização agroecológica em relação a sua conservação. Esta ferramenta torna-se com isso, um importante veículo de redefinição dos princípios que direcionam a formação de futuros educadores que atuarão no ensino de solos, assim como aqueles que irão maneja-los na produção de alimentos. Na primeira etapa da pesquisa foram aplicados questionários de sondagem em sala de aula, além de uma apresentação musical no evento II Café Pedológico promovido pelo PET Geografia / Agronomia UEFS. O instrumento pedagógico musical foi eficiente no processo de reconhecimento do saber tradicional e no despertar da socialização, criatividade e sensibilidade para com o solo, incentivando sua preservação e manejo de forma agroecológica.