Visitas guiadas: um possível método de ensino princípios da agroecologia

visitas guiadas e agroecologia

Autores

  • Elmir Bezerra Lima ifpe campus vitória de santo antão
  • Maria Paula da Silva Mendonça
  • Brendo Ramonn Coutinho Paes
  • Thaís Cavalcanti Lucena

Palavras-chave:

Visitas guiadas, educação, ensino, agroecologia.

Resumo

A agroecologia como ciência permeia vários âmbitos de atuação de maneira multidisciplinar. Partindo, especialmente, de escritos de Miguel Altieri (2012), observa-se que a Agroecologia constitui um enfoque teórico e metodológico que, lançando mão de diversas disciplinas científicas, pretende estudar a atividade agrária sob uma perspectiva ecológica. Por esse fato, remete-se que o ensino da agroecologia é um processo que adere às mais diversas alternativas de ensino-aprendizagem. Neste sentido o SERTA – Serviço de Tecnologia Alternativa –, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem dois pólos de formação técnica em agroecologia: uma na zona da mata na cidade de Glória do Goitá-PE e outra no sertão pernambucano na cidade de Ibimirim, facilita o ensino da agroecologia em diferentes esferas, sendo uma delas a visitas guiadas com diversos públicos que visitam a organização com diversas finalidades, entre elas conhecer experiencias agroecológicas vivenciadas no SERTA. Assim, o objetivo do relato é externar a vivência na condução de visitas guiadas que proporcionam o ensino básico de princípios agroecologicos

Downloads

Publicado

2020-08-04