Panorama das pesquisas sobre mercados na Revista Brasileira de Agroecologia 2006 - 2018
Palavras-chave:
Economia, Meta-análise, Padrão de ConsumoResumo
O presente artigo apresenta uma análise das edições da Revista da Brasileira de Agroecologia – RBA, partindo da meta em se verificar o tratamento do termo “mercado” nos estudos encontrados. A metodologia utilizada sobreveio em um levantamento exploratório de dados, realizando-se um desenho quali-quantitativo a partir de uma meta-análise com objetivo de propor a síntese de debates na temática dos mercados em agroecologia. As pesquisas apresentam teor técnico e científico de forma multidisciplinar, relacionando as diversas formas do saber com a questão mercadológica. Foram encontrados estudos acerca de temas paralelos e derivados das teorias de mercado, como consumo de massas, trocas solidarias, autoconsumo, canais curtos de comercialização, feiras e mercados institucionais. A pesquisa apontou a necessidade do aprofundamento das reflexões na área, como forma de obter resultados mais irrefutáveis acerca das novas configurações das relações de trocas.