Escola viva: uso de tecnologias agroecológicas como ferramenta metodológica para melhoria da educação na escola Cândido Duarte de Recife-PE

Autores

  • Leonardo Veiga Macêdo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Adson Rodrigues UFRPE
  • Alesson Soares
  • Danilo Dantas
  • Ana Carolina Lins-e-Silva

Palavras-chave:

: tecnologias sustentáveis; educação; extensão universitária; permacultura; metodologia de ensino.

Resumo

 

A dificuldade de transmissão de conhecimentos com as atuais metodologias de ensino aplicadas nas escolas públicas brasileiras reflete na limitação das potencialidades de grande parte dos estudantes. As atividades realizadas ao ar livre seguindo os princípios agroecológicos funcionam como um laboratório vivo, despertando o interesse dos estudantes e aumentando seu aprendizado. O projeto Escola Viva tem como objetivo promover ações de extensão nas escolas públicas de Recife utilizando aulas práticas para disseminar tecnologias sustentáveis apropriadas ao ambiente escolar, focadas no cooperativismo participativo para uma construção horizontal do conhecimento. A escola Cândido Duarte foi escolhida para receber o projeto, com ações semanais pautadas na permacultura, como horta, compostagem, bioconstrução e intercâmbios culturais. As intervenções proporcionaram aos estudantes o empoderamento dos conhecimentos agroecológicos, transformando-os em figuras chaves na transmissão de saberes.

 

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Publicado

2020-08-04