Aprendendo a (re)integrar saberes através da produção de calendários fenológicos
Palavras-chave:
Ecologia de Saberes; Migração campo-cidade; Deslocamento de saberes; Diálogo de saberes.Resumo
O projeto pedagógico “Saúde da Floresta” foi desenvolvido ao longo de três disciplinas do curso de Engenharia Florestal da UFRPE. O projeto ofereceu um espaço interdisciplinar que concluiu com a participação no III Encontro de Saberes da Caatinga. Neste encontro os estudantes, tiveram a possibilidade de trocar conhecimentos através do diálogo entre os saberes acadêmicos e os tradicionais, para produzir em conjunto, uma cartilha dedicada ao estudo de 9 espécies vegetais, abordando tópicos relacionados com a natureza química das plantas selecionadas, produção de fitoterápicos e usos tradicionais das mesmas. A partir da construção da cartilha os estudantes, construíram 9 calendários fenológicos, onde foi exposto o conhecimento construído nas práticas pedagógicas na UFRPE, junto com os aprendizados após ter dialogado com os representantes das comunidades tradicionais. O objetivo dos calendários foi retratar diversas relações estabelecidas entre as Plantas escolhidas, o ambiente, os seres humanos e outros seres, em especial insetos. O calendário fenológico se mostra como uma ferramenta gráfica para expor dialogicamente saberes diversos, ao mesmo tempo torna-se importante para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, que pretendam desenvolver habilidades para (re)Integrar saberes na academia, desde uma perspectiva Ecológica, base fundamental para o desenvolvimento da educação formal e popular em Agroecologia, a qual demanda abordagens sistêmicas dos processos educacionais.