Escola Viva: Agroecologia e uso de tecnologias sustentáveis como prática pedagógica no ensino de Ciências da Escola Sociólogo Gilberto Freyre, Recife - PE

Autores

  • Adsson Rodrigues de Santana UFRPE
  • Leonardo Veiga Macedo
  • Alesson Soares
  • Danilo Dantas
  • Ana Carolina Lins e Silva

Palavras-chave:

agroecologia; educação; extensão universitária; permacultura.

Resumo

A terra é fonte de matéria prima para atividades humanas, desde construção a alimentação. O homem se afastou dessas questões devido às tecnologias modernas. A construção de hortas escolares é um mecanismo de aproximação da natureza através de laboratórios vivos. O projeto Escola Viva promove ações de extensão em escolas públicas do entorno do campus sede da UFRPE, utilizando espaços abertos como ferramenta de aprendizagem e disseminação de tecnologias sustentáveis. As atividades ocorreram semanalmente na escola Sociólogo Gilberto Freyre, Recife, PE, no primeiro semestre de 2019, com estudantes do ensino fundamental. Em seis encontros desenvolveram-se canteiros de hortas, bioconstrução, sementeira e compostagem. Foram aplicados questionários antes e ao fim do semestre para avaliar o processo de ensino-aprendizagem. O espaço que antes era uma área não utilizada tornou-se um laboratório ao ar livre, otimizando o aprendizado e aumentando o desempenho na disciplina de Ciências.

Downloads

Publicado

2020-08-04