Quintal agroecológico na escola: relatos de alunos sobre a experiência fora da sala de aula

Autores

  • Juceli Aparecida Leme Mundo Profciamb usp
  • Maria Olímpia de Oliveira Rezende

Palavras-chave:

educação ambiental; agroecologia; ambiente de aprendizagem

Resumo

Este projeto teve como objetivo criar um ambiente de aprendizagem que potencializasse o ensino de conceitos de ciências e educação ambiental.  Trata-se da construção coletiva de um espaço, fora da sala de aula, denominado quintal agroecológico, tendo como foco relacionar aspectos do cotidiano (consumo de alimentos, geração de resíduos) com as atividades desenvolvidas no quintal agroecológico (produção de alimentos, compostagem) para despertar o espírito crítico sobre a relação sociedade e natureza. Uma horta foi incorporada ao conjunto de áreas verdes já existentes na escola, jardins ornamentais, árvores frutíferas e árvores do cerrado brasileiro. Os depoimentos dos alunos revelaram que a horta se tornou um dos lugares mais prazerosos na escola, concorrendo com a quadra de esportes, ainda líder nas preferências.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias