Metodologias participativas para a dinamização do processo educativo no âmbito dos agroecossistemas

Autores

  • Suellen Lemes Freire Santos IFPA
  • Maria Regina Farias Machado
  • Romier da Paixão Sousa IFPA
  • Louise Ferreira Rosal IFPA

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural; Educação do campo; Diálogo de saberes.

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre duas propostas metodológicas na área de agroecossistemas e educação, desenvolvidas em pesquisas de mestrado no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do IFPA- Campus Castanhal. A metodologia utilizada para a realização do trabalho teve abordagem qualitativo, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica e exploratória a partir de livros, periódicos científicos e dissertações de mestrado. Os resultados apontam para a importância das metodologias colaborativas para o processo de ressignificação do ensino no contexto socioambiental, constituindo-se como proposta voltada para o diálogo entre os conhecimentos científicos construídos nas instituições de ensino com os saberes tradicionais dos sujeitos do campo, fortalecendo a reflexão crítica em relação às questões ambientais.

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Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias