Campanha nacional do produto orgânico 2019: “Produto orgânico, melhor para a vida, qualidade e saúde do plantio ao prato”

Autores

  • Vanessa Stegani Instituto Federal do Paraná
  • Gisele Fernanda Mouro Instituto Federal do Paraná
  • Pamela Samara da Silva Pereira Instituto Federal do Paraná

Palavras-chave:

Agricultura familiar; Sustentabilidade; Agricultura sustentável.

Resumo

O Instituto Federal do Paraná - Campus Ivaiporã, em parceria com Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território Vale do Ivaí, NEA – Vale do Ivaí e a Emater - Paraná, apoia e estimula a produção agroecológica dos agricultores familiares por meio da manutenção do projeto “Apoio a Formação do Grupo de Consumidores de Produtos Orgânicos, Agroecológicos e Coloniais em Ivaiporã”. Este projeto passa aos produtores e consumidores a ideia de que alimentos sem agrotóxicos é a melhor opção para quem quer uma vida saudável livre de doenças. Um das ações do projeto é promover uma campanha na Semana do Alimento Orgânico no mês de maio, integrado a um movimento que acontece em todo território nacional com objetivo de conscientizar a população sobre benefícios dos produtos agroecológicos e as vantagens desse sistema de produção. A Semana do Alimento Orgânico é uma campanha coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Educação; da Fazenda; do Meio Ambiente; da Pesca e Aquicultura; da Saúde; da Secretaria Geral da Presidência da República, entre outras organizações governamentais e não governamentais. Realizada nacionalmente, desde 2005, a campanha vem promovendo diversos eventos como seminários, palestras, exposição e degustação de produtos, panfletagem, divulgação em mídia impressa e audiovisual, rodas de conversas, eventos culturais e educativos, visitas de campo, dentre outros. E com essas realizações podemos perceber que a cada ano que é realizada a campanha o número de pessoas que se interessam pelo assunto é maior. Os objetivos da campanha foram: a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica. Princípios esses que buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza; que contribuam para a saúde de todos e para que haja justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção. O tema da campanha deste ano de 2019 foi: “Qualidade e saúde: do plantio ao prato”. Acredita-se que a Semana do Alimento Orgânico promovida no Estado do Paraná, conseguiu atingir os seus objetivos, por ter disseminado a importância do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica.

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Publicado

2020-06-29