Agroecologia, educação e ambiente: desafios para uma formação crítico reflexiva de jovens do campo

Autores

  • Víctor Dantas Wittmann UFRRJ
  • Shirlene Alves Barbosa
  • Vívian Soares Soares de Almeida
  • Lilian Couto Cordeiro Estolano
  • Ana Maria Dantas Soares

Palavras-chave:

educação do campo; sustentabilidade socioambiental; agricultura familiar

Resumo

Este texto traz à reflexão processos formativos de jovens do campo, centrados na agroecologia, entendida como concepção de mundo e de relação do ser humano e natureza, e sua interface com a Educação Ambiental crítica. Os jovens oriundos da Região Serrana, do Rio de Janeiro, participaram de um programa formativo, realizado pela UFRRJ, em parceria com a, então, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, vinculada à Casa Civil da Presidência da República. O resgate das questões relacionadas à agricultura familiar, na perspectiva de melhoria da qualidade de vida, constituiu a centralidade do programa, que, ancorado na agroecologia como um modo de compreender o mundo e as relações que nele se estabelecem, objetivou um processo formativo pautado na vinculação teoria-prática. O acompanhamento desses jovens durante e após a realização do programa, aponta para a importância de uma educação contextualizada, como incentivadora da permanência dos jovens no campo.

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Publicado

2020-06-17