O ideário da sustentabilidade na práxis dos cursos de Agroecologia
Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico; Desenvolvimento Rural Sustentável; Instituições Federais de EnsinoResumo
O Desenvolvimento Rural Sustentável é um dos paradigmas mais importante almejado pelos gestores e pelas comunidades do campo brasileiro. No que tange ao setor educacional, à partir da Legislação de 9.394/96 estabelecida pelo MEC, várias instituições de nível técnico e superior buscaram criar e se adaptar à esta nova conjuntura criando cursos de Agroecologia em direção a interiorização e a proposta de Desenvolvimento Rural Sustentável. O presente trabalho buscou analisar os principais pressupostos que estruturaram os cursos de Agroecologia de nível superior, no estado do Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul. O trabalho foi desenvolvido através de um estudo de caso e pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo como campo de estudo os Projetos Político Pedagógico de diferentes instituições federais de ensino, em diferentes regiões do País. Após esta análise verificou-se que os cursos em questão estão fundamentados num projeto político, pedagógico que embasam os princípios de Agroecologia.