Tecendo Agroecologia nas Unidades de Aprendizagem, da Rede SISCAPRI

Autores

  • Tereza Cristina de Oliveira Embrapa
  • Nívea Regina de Oliveira Felisberto
  • Ángell Calle Collado
  • Marcelo Casimiro Cavalcante

Palavras-chave:

diálogo de saberes; extensão agroecológica; redes sociotécnicas; construção do conhecimento agroecológico

Resumo

Sistemas agroecológicos de produção têm origem no conhecimento sobre os agroecossistemas, na cultura e na valorização do saber fazer dos Agricultores (as) e nas condições socioeconomicas locais. Desse modo, o processo de pesquisa e transferência de tecnologia se realiza com a participação direta dos agricultores na construção dos conhecimentos produzidos. Esse trabalho apresenta a Unidade de Aprendizagem (UA), como ambientes de diálogos de saberes, fundamentada na extensão agroecológica. As ações ocorreram 2018, utilizando técnicas participativas como rodas de conversa, caminhadas transversais, elaboração de mapas e construção da linha do tempo. O conhecimento da realidade local, tornou possível identificar as ameaças e potencialidades e construir estratégias e alternativas para uma transição agroecológica. As UAs caracterizaram-se como ambientes conformados para promover a construção do conhecimento agroecológico por meio da construção coletiva e do diálogo de saberes.

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Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias