Geração de autonomia sustentável na construção de um forno ecológico para tratamento de bambu
Palavras-chave:
bambu, pirolenhosoResumo
Como aluno do curso Superior de Tecnologias em Agroecologia (3°módulo) no IFB-Planaltina-DF, fui convidado pelo docente orientador a participar como aluno bolsista do projeto de extensão de construção de um forno ecológico para tratamento de bambu.
A proposta resultou na oferta de um curso de capacitação básica para o manuseio do bambu, com enfoque no tratamento de imunização, utilizando métodos ancestrais ecológicos e sustentáveis.
O produto final da vivência foi construído por 60 pessoas diretamente envolvidas no projeto, incluindo dois assentamentos, acadêmicos, produtores da região e simpatizantes da causa, composto por 55% de mulheres na faixa etária entre 19 a 66 anos e homens na faixa etária entre 19 a 68 anos. O forno é alimentado com lenha obtida das pontas de bambu, o calor produzido aquece uma panela de pressão industrial que pulveriza o vapor do cozimento de cascas e galhos de podas de espécies taninosas (Angico, Barbatimão dentre outros) para uma câmara de cozimento, composta por tambores de aço reutilizados.
Curiosidade do projeto é que a câmara de combustão conta com um sistema de filtragem de fumaça permitindo a captação do Ácido Pirolenhoso, que no processo de condensação, grande parte das substâncias nocivas que seriam lançadas na atmosfera fica retida no líquido armazenado. A fumaça residual conduzida para um filtro vivo composto de plantas epífitas e trepadeiras e o calor filtrado conduzido por meio de exaustão para outra câmara de tambores onde o bambu é secado. A câmara de combustão permite ainda um acabamento estético e um tratamento genérico tradicional de bambu.Diferente dos métodos de imunização largamente difundidos e que consistem no banho químico, esta proposta reduz consideravelmente o consumo de água com impacto ambiental nulo, pois não gera resíduos ao longo do processo.
O projeto de “Geração de Autonomia Sustentável” é uma realidade dentro da Escola de Agroecologia IFB-Campus Planaltina-DF e na vida de muitos, com muitas pesquisas e resultados para contemplar e difundir no decorrer deste ano de 2019.