Fortalecendo a convivência: experiência da residência agrária em processos históricos e inovação tecnológica para o semiárido brasileiro
Palavras-chave:
Aprender-Fazendo; Educação do Campo Contextualizada; Militante; Pedagogia da Alternância; Resistência CamponesaResumo
Este relato de experiência técnica pretende socializar o Curso de Residência Agrária em Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido Brasileiro, realizado no período de março de 2013 a setembro de 2015, no município de Campina Grande – PB. Ação dos movimentos sociais que compõe a Via Campesina na região Semiárida do Nordeste brasileiro, na construção de processos de educação popular que valorize as experiências de base agroecológica, a partir da Pedagogia da Alternância. A Residência Agrária é uma modalidade específica de curso de especialização (pós-graduação lato sensu) atendida pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Dialogou com o Tempo Escola (TE) e Tempo Comunidade (TC), articulando teoria e prática. Buscamos com essa oportunidade compartilhar o curso de Residência Agrária, a caminhada percorrida no TE e no TC na estratégia de convivência com o semiárido. Com o objetivo de reafirmar a importância da Pedagogia da Alternância para a consolidação de práticas e reflexões voltadas à construção da convivência com o Semiárido junto aos camponeses que, convive e se reproduz em uma região de semiaridez.