A concepção de Educação Popular como fundamento para práticas educativas agroecológicas

Autores

  • Ana Paula Grellert FURG
  • Neiva Afonso Oliveira UFPEL
  • Daiane Teixeira Gautério FURG

Palavras-chave:

Educação Popular; Situações-limite; Inédito viável

Resumo

O presente trabalho pretende dialogar sobre a concepção de Educação Popular proposta por Paulo Freire como subsídio para práticas educativas agroecológicas. À luz das categorias propostas por Freire, a saber, situações-limite e inédito viável, estas expressam-se como contribuição teórica para  práticas educativas agroecológicas, especialmente na Educação Superior. A metodologia adotada para a realização trabalho foi a pesquisa bibliográfica aliada à ação-reflexão-ação advinda da prática profissional como Pedagoga Educacional na Universidade Federal do Rio Grande – Campus São Lourenço do Sul, que possui um Curso de Bacharelado em Agroecologia. Considerando que a Educação Superior pública é gerida pelo Estado, que tem suas regras e seus ordenamentos, o presente trabalho dialoga sobre a possibilidade de concretização de práticas pedagógicas agroecológicas populares nas Instituições Federais de Ensino Superior, considerando a concepção de Educação Popular como subsídio para tais práticas.

Biografia do Autor

Neiva Afonso Oliveira, UFPEL

Doutora em Filosofia pela PUC-RS, em 2004. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPEL, credenciada na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Suas áreas prioritárias de pesquisa são a Filosofia Política e a Filosofia da Educação.

Daiane Teixeira Gautério, FURG

É Pedagoga e Mestre em Educação Ambiental  pela FURG. Pró-reitora de Assusntos Estudantis na Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

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Publicado

2020-08-04