A concepção de Educação Popular como fundamento para práticas educativas agroecológicas
Palavras-chave:
Educação Popular; Situações-limite; Inédito viávelResumo
O presente trabalho pretende dialogar sobre a concepção de Educação Popular proposta por Paulo Freire como subsídio para práticas educativas agroecológicas. À luz das categorias propostas por Freire, a saber, situações-limite e inédito viável, estas expressam-se como contribuição teórica para práticas educativas agroecológicas, especialmente na Educação Superior. A metodologia adotada para a realização trabalho foi a pesquisa bibliográfica aliada à ação-reflexão-ação advinda da prática profissional como Pedagoga Educacional na Universidade Federal do Rio Grande – Campus São Lourenço do Sul, que possui um Curso de Bacharelado em Agroecologia. Considerando que a Educação Superior pública é gerida pelo Estado, que tem suas regras e seus ordenamentos, o presente trabalho dialoga sobre a possibilidade de concretização de práticas pedagógicas agroecológicas populares nas Instituições Federais de Ensino Superior, considerando a concepção de Educação Popular como subsídio para tais práticas.