Ferramentas pedagógicas facilitadoras para o curso técnico em Agroecologia, da etnia Sateré-Mawé, em Maués - AM

Autores

  • Danilo de Oliveira Machado IFAM campus Maués
  • Elizonei Freitas da Silva IFAM campus Maués
  • Maria Muniz Nunes IFAM campus Maués
  • Inácio Cristino da Silva

Palavras-chave:

pedagogia da alternância, interdisciplinaridade, lei do mínimo, narrativas orais, registros escritos

Resumo

A pedagogia da alternância tem como um dos desafios a criatividade durante a execução das aulas. A interdisciplinaridade somada ao local, os estudantes e o ambiente formam um conjunto capaz de produzir ideias facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem. Compartilhamos neste trabalho ferramentas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Fertilidade dos solos e Nutrição de plantas para jovens e adultos indígenas do curso técnico de nível médio em Agroecologia, na região do baixo rio Marau, na terra indígena Andirá-Marau, em Maués - AM. Verificou-se que a interdisciplinaridade é fundamental na construção do conhecimento na modalidade da pedagogia da alternância. As discussões feitas pelos docentes em conjunto permitiram buscar soluções adequadas ao contexto dos estudantes. Além disso, compartilhar as ideias pensadas pelos professores com os estudantes foi fundamental para ajustar a maneira como as ferramentas seriam aplicadas.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias