Pedagogia da alternância e Agroecologia: caminhos convergentes para fortalecimento da juventude rural

Autores

  • Danielle Wagner Silva Universidade Federal do Oeste do Pará/Docente
  • Eloise Marcele Maia Rego

Palavras-chave:

Educação do Campo; CEFFA; Extensão Rural Agroecológica; Casa Familiar Rural.

Resumo

Este trabalho objetiva identificar as convergências entre Pedagogia da Alternância e Agroecologia com vistas à formação profissionalizante de jovens rurais. No contexto da promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável, a Educação do Campo e a Agroecologia têm sido discutida pelos movimentos sociais como direito e como estratégia de fortalecimento da juventude rural, sendo os CEFFAS- Centros Familiares de Formação em Alternância considerados estratégicos para viabilizar proposta educativa voltada ao interesse das populações do campo. Nesse sentido, a Pedagogia da Alternância surge como possibilidade de formação centrada na partilha e na interação entre todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, na valorização do saber local, da cultura e do território. Por essas características, dialoga com os pressupostos da extensão rural agroecológica, o que favorece a inclusão e a compreensão da Agroecologia como eixo norteador no processo de formação dos jovens.

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Publicado

2020-10-04