Visita técnica como ferramenta pedagógica na formação de estudantes de pós-graduação

Autores

  • Raquel de Jesus Costa UFPA
  • Alciene Oliveira Felizardo UFSC
  • Hueliton Pereira Azevedo UFSC
  • Tatiana Deane de Abreu Sá Embrapa Amazônia Oriental

Palavras-chave:

Educação; Agroecologia; Realidade amazônica.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a visita técnica realizada nas disciplinas Agroecologia e Sistemas Agroflorestais como ferramenta pedagógica na formação dos estudantes do PPGAA/UFPA/Embrapa. Para coleta e sistematização dos dados utilizou-se o questionário semiestruturado aplicado através de uma enquete por meio do Google Formulários. Os resultados mostram que a visita técnica, na condição de uma ferramenta didático-pedagógica, é relevante por (i) proporcionar um espaço interdisciplinar (entre os estudante de diferentes áreas do conhecimento) e transdisciplinar (a partir do diálogo de saberes entre estudantes e agricultores); (ii) consolidar a aprendizagem teórica a partir da relação da aproximação com a prática em situações concretas; e, (iii) ampliar a visão sobre a diversidade e as especificidades da agricultura regional. 

Downloads

Publicado

2020-08-04