Percepção do solo: relato de experiência em escolas públicas de Santarém-PA
Palavras-chave:
Solos na escola, conservação, segurança alimentar.Resumo
O presente trabalho relata a experiência do projeto de extensão Solos na Escola da Universidade Federal do Oeste do Pará, que surgiu com a necessidade de trabalhar o temática solos, nas escolas no município de Santarém, Pará, em virtude da necessidade de criar uma consciência pedológica, contribuindo para a formação de cidadãos mais comprometidos com a preservação dos recursos naturais, como o solo. A ação foi desenvolvida objetivando a criação de um pensamento mais sistêmico, que possibilite a ampliação da ótica pela qual estes alunos veem o mundo. As ações denominadas “Conhecendo o meu pedaço de terra”, foram realizadas nas escolas públicas Professora Sofia Imbiriba e São Raimundo Nonato, tiveram como tema o conceito, formação, importância e conservação do solo. A ação se deu por meio de palestras dinâmicas e exposições de colorteca, pedoloteca e maquete de cultivo controlado, possibilitando uma apresentação mais interativa e mais próxima do cotidiano das crianças, ocasionando uma percepção mais aprofundada e realista do tema, conhecendo o recurso e reconhecendo sua importância, sempre tangenciando a necessidade de conservação do solo para a garantia da segurança alimentar para a atual geração e as gerações futuras.