Produzir para comer e vender: estratégia camponesa para a segurança e soberania alimentar
Palavras-chave:
Campesinato, Comercialização, Segurança e Soberania AlimentarResumo
Este trabalho abordar a dimensão socioeconômica de experiências de base ecológica desenvolvidas
por famílias camponesas situadas em assentamentos rurais da região da Mata
pernambucana, que participaram da pesquisa “Plantar, Colher, Comer”, que foi apoiada pela
chamada MCTI – CNPq/MDS-SAGI, Edital Nº. 24/2013. Apresenta Resultados quanto a comercialização
de produtos de base ecológica em circuitos curtos, bem como os impactos para
a segurança e soberania alimentar local. Demonstra que novas estratégias camponesas para
comercialização se constituem como um marco para o fortalecimento da Agroecologia e reprodução
social das famílias. A elaboração do artigo se apoiou no relátorio técnico da referida
pesquisa, particularmente no eixo socioeconômico que diz respeito a agroindustrialização,
comercialização e melhoria da renda da família camponesa.