Metodologias ativas em ciências agrárias no Sertão Sergipano

Autores

  • Edisio Oliveira Azevedo
  • Jodnes sobreira vieira
  • Marcelo Augusto Gutierrez CARNELOSSI
  • Alfredo Acosta BACKES
  • Paulo Roberto GAGLIARDI
  • Joao Antonio Belmino SANTOS

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Problematizacão, Juventude, Movimentos sociais, Educação

Resumo

O objetivo do trabalho é descrever as principais metodologias ativas adotadas nos cursos de bacharelado do Campus Sertão da Universidade Federal de Sergipe. No primeiro ano, as turmas são formadas por estudantes dos quatro cursos. A partir do segundo ano, cada curso executa suas atividades especificas, divididas em cinco módulos concentrados e dois módulos anuais. A aprendizagem baseada em problemas e a problematização tem sido as técnicas mais empregadas. No inicio das atividades do Campus, os tutores participavam de todas as atividades didático-pedagógicas, porem com a chegada de novos contratados, cada tutor tem se aproximado de suas áreas especificas de formação e os resultados indicam o empoderamento e desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências compatíveis com a formação profissional das profissões em curso. O processo de troca e partilha de saberes associados ao emprego de metodologias ativas tem apresentado a UFS como referência regional.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias