Espaços Educadores agroecológicos para a transição
Palavras-chave:
permacultura, saberes, tecnologias agroecológicas, sociedades sustentáveisResumo
A transição agroecológica para sociedades sustentáveis é necessária e urgente. O atual modelo capitalista vigente é altamente excludente, impactante, deletério, supressor e insustentável, seja no âmbito social, econômico ou ambiental. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de espaço educador agroecológico que promova bases pedagógicas e práticas relacionadas aos processos de transição agroecológica, contribuindo com escolas, universidades, movimentos sociais que demandem espaços ou unidades produtivas experimentais capazes de proporcionar vivências e práticas voltadas à construção de espaços, territórios e sociedades sustentáveis. A formação de agricultores/as, estudantes/as, professoras/es e tecnicas/os em Agroecologia tem sido contemplada por meio cursos formais (técnicos, superiores, pós graduações), cursos informais, vivências e trocas de experiências, intercâmbios, formação de núcleos de Estudos em Agroecologia, planejamento e implementação de sistemas agroflroestais, etc. Em todas as situações o processo de construção ou manejo de espaços educadores agreocológicos tem sido determinantes para a formação teórica e prática de agroecológas/as e agricultores.