Espaços Educadores agroecológicos para a transição

Autores

  • Vinícius Britto Justus UFPR Litoral
  • Paulo Rogerio Lopes UFPR Litoral
  • Keila Cássia Santos Araujo UFPR Litoral

Palavras-chave:

permacultura, saberes, tecnologias agroecológicas, sociedades sustentáveis

Resumo

A transição agroecológica para sociedades sustentáveis é necessária e urgente. O atual modelo capitalista vigente é altamente excludente, impactante, deletério, supressor e insustentável, seja no âmbito social, econômico ou ambiental. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de espaço educador agroecológico que promova bases pedagógicas e práticas relacionadas aos processos de transição agroecológica, contribuindo com escolas, universidades, movimentos sociais que demandem espaços ou unidades produtivas experimentais capazes de proporcionar vivências e práticas voltadas à construção de espaços, territórios e sociedades sustentáveis. A formação de agricultores/as, estudantes/as, professoras/es e tecnicas/os em Agroecologia tem sido contemplada por meio cursos formais (técnicos, superiores, pós graduações), cursos informais, vivências e trocas de experiências, intercâmbios, formação de núcleos de Estudos em Agroecologia, planejamento e implementação de sistemas agroflroestais, etc. Em todas as situações o processo de construção ou manejo de espaços educadores agreocológicos tem sido determinantes para a formação teórica e prática de agroecológas/as e agricultores.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

CBA - Construção do Conhecimento Agroecológico e Dinâmicas Comunitárias