Educação: o Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido – NEPPSA e seus processos formativos
o Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido – NEPPSA e seus processos formativos
Palavras-chave:
Permacultura; Agroecologia; processos práticos formativos.Resumo
O trabalho discute ações educativas em Permacultura e Agroecologia realizadas pelo Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido–NEPPSA no campus do Itaperi-Fortaleza-CE da Universidade Estadual do Ceará–UECE com estudantes da universidade e da educação básica. Os processos formativos foram acompanhados na sede experimental do núcleo, em escolas das redes municipal e estadual e em comunidade rural. O núcleo apresenta um caráter interdisciplinar acolhendo estudantes de diversos cursos de graduação (Geografia, Biologia, História, Química, Serviço Social, Ciências Sociais, Ciências Contábeis) da UECE. O estudo é embasado metodologicamente na proposta de educação popular como pesquisa-ação a partir de referências bibliográficas, arquivos documentais do núcleo e das vivências educativas, entendendo os envolvidos nos processos como sujeitos-sujeitos rompendo com a visão sujeito-objeto que tanto distância o pesquisador da pesquisa e dos sujeitos que a compõem.