Educação: o Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido – NEPPSA e seus processos formativos

o Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido – NEPPSA e seus processos formativos

Autores

  • Deyfson Mota Araújo Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Camila Dutra dos Santos Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Wagner Vinicius Amorim Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Permacultura; Agroecologia; processos práticos formativos.

Resumo

O trabalho discute ações educativas em Permacultura e Agroecologia realizadas pelo Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido–NEPPSA no campus do Itaperi-Fortaleza-CE da Universidade Estadual do Ceará–UECE com estudantes da universidade e da educação básica. Os processos formativos foram acompanhados na sede experimental do núcleo, em escolas das redes municipal e estadual e em comunidade rural. O núcleo apresenta um caráter interdisciplinar acolhendo estudantes de diversos cursos de graduação (Geografia, Biologia, História, Química, Serviço Social, Ciências Sociais, Ciências Contábeis) da UECE. O estudo é embasado metodologicamente na proposta de educação popular como pesquisa-ação a partir de referências bibliográficas, arquivos documentais do núcleo e das vivências educativas, entendendo os envolvidos nos processos como sujeitos-sujeitos rompendo com a visão sujeito-objeto que tanto distância o pesquisador da pesquisa e dos sujeitos que a compõem.

Biografia do Autor

Deyfson Mota Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2014), Professor Efetivo na Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC - CE (2014), Especialista em Impactos da Violência na Escola pela FIOCRUZ(2017), Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Integrante do Laboratório de Estudos do Campo, Natureza e Território - LECANTE - UECE (2019), Integrante do NATERRA -Grupo de Pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território (2019) e Permacultor. 

Camila Dutra dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora, Mestre e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta dos Cursos de Geografia da UECE, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pesquisadora e coordenadora do NATERRA - Grupo de Pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território (UECE/CNPq). Coordenadora do Laboratório de Estudos do Campo, Natureza e Território (LECANTE/UECE) e do Grupo de Estudos Agrários (GEAR/UECE). Tem experiência em pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: questão agrária, comunidades e povos tradicionais, conflitos territoriais e socioambientais, agricultura camponesa, territorialização e impactos do agronegócio, resistências à territorialização do capital no campo, relação campo-cidade.

Wagner Vinicius Amorim, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena (2007) e Bacharelado (2008) - e Especialização em Ensino de Geografia (2008) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado (2011) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Julio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente/SP; Doutorado em Geografia (2015) na mesma universidade, com pesquisa concernente à produção do espaço urbano, produção imobiliária, reestruturação urbana e reestruturação da cidade, a partir dos exemplos das cidades médias de Londrina e Maringá/PR, sob orientação da professora Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito e coorientação do professor Dr. Everaldo Santos Melazzo, junto ao Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR) e à Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe). Foi bolsista de doutorado FAPESP e CAPES durante o estágio sanduíche e contou com apoio do Lincoln Institute of Land Policy na modalidade Posgraduate Student Fellow/Apoyo a Tesis de Maestría y Doctorado - 2014. Participa como pesquisador da ReCiMe e dos projetos "Cidades médias brasileiras: agentes econômicos, reestruturação urbana e regional", "Lógicas econômicas e práticas espaciais: cidades médias e consumo", "Cidades médias e espaços comerciais no Brasil e na Espanha: semelhanças e diferenças" por meio do qual desenvolveu doutorado sanduíche na Universitat de Lleida (UDL), sob coordenação da professora Dra. Carmen Bellet Sanfeliu, entre os meses de dezembro de 2013 e julho de 2014. Atualmente é Professor Adjunto junto ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em regime de Dedicação Exclusiva.

Downloads

Publicado

2020-08-04