A inserção da Agroecologia no Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IB-UFRJ)

Autores

  • ÁZARA, Luis R. UFRJ
  • TUBENCHLAK, Fernanda PPGE-UFRJ
  • LIMA, Jacqueline G. S. UFRJ

Palavras-chave:

currículo, agroecologia, extensão universitária

Resumo

A Agroecologia, ciência emergente e transdisciplinar, ainda está se estabelecendo nas universidades
brasileiras. No IB-UFRJ, sua entrada se deu através do projeto de extensão Capim
Limão, criado por iniciativa dos alunos em 2006. Em 2010, integrantes do projeto construíram
junto à uma professora do departamento de Ecologia a disciplina Agroecologia. Para compreender
as formas pelas quais agroecologia é apresentada aos alunos de Biologia, o impacto na
formação do biólogo e o processo de inserção desta no currículo, foram aplicados dois questionários.
Os Resultados apontam que 77% dos entrevistados não conheciam a Agroecologia
antes de entrar na UFRJ e 86% citaram o Capim Limão como a forma com a qual tiveram
contato com o tema. Projetos de extensão contribuem com a disseminação da Agroecologia
na universidade e para a sociedade, gerando impactos nas vidas pessoais e profissionais dos
estudantes. A inserção da disciplina foi uma conquista para renovação do currículo do biólogo
da UFRJ.

Downloads

Publicado

2018-08-19