Contribuições teóricas para uma educação agroecológica transformativa

Autores

  • TAVARES, Felipe Alberto Simões Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia (ICIAG-UFU), Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps/PROEXC/UFU), Instituto Teia Viva

Palavras-chave:

educação transformativa, práticas educativas, mudança de paradigma, visão de mundo

Resumo

Assimilar as práticas agroecológicas não começa com uma mudança de técnicas mas sim
com uma mudança de mentalidade. Ao conceber um processo de transição agroecológica é
necessário buscar uma pedagogia que trabalhe níveis mais profundos do saber – como as
crenças e valores – para então trabalhar níveis mais imediatos e exteriores que resultarão no
modo que se planta e maneja os agroecossistemas. Para auxiliar nesta construção pedagógica
este trabalho faz uma revisão bibliográfica do conceito de educação transformativa que
pode ser entendida como uma educação que envolve uma mudança estrutural nas premissas
básicas dos pensamentos, sentimentos e ações. Pelo fato desta abordagem trabalhar além da
dimensão mental o aprendizado movido nesse processo é de natureza transformativa e duradoura
e serve de arcabouço teórico e metodológico capaz de auxiliar e amplificar o alcance
das práticas educativas para a transição agroecológica.

Downloads

Publicado

2018-08-19