Protótipo de Caixa Didática para Abelhas Nativas sem Ferrão: Um Relato de Experiência Técnica

Um Relato de Experiência Técnica

  • Rinaldo Zanoni Instituto Federal do Paraná
  • Gisele Fernanda Mouro Instituto Federal do Paraná, Câmpus Ivaiporã
Palavras-chave: agroecologia; educação ambiental; meliponicultura; Tetragonisca angustula

Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protótipo de caixa didática para abelhas nativas sem ferrão que possibilite a observação do interior do enxame, interferindo minimamente na dinâmica da colmeia, e além disso, que possibilite a transferência de enxames, a colheita de mel e própolis em pouco tempo, evitando o estresse e a morte de abelhas. As dimensões do modelo da caixa são: 17,7cm de largura, 21,0 cm de profundidade e 50,0cm de altura. Para a construção da caixa foi utilizado madeira de reflorestamento, verniz biológico e em algumas partes, lâminas de acetato, o que permite a visualização interna da colmeia. Os principais resultados observados foram: diminuição da mortalidade das abelhas; diminuição do ataque dos predadores, otimização do trabalho do meliponicultor; despertar o interesse de pessoas leigas (modelo didático) e Melhoria na produção de própolis. A Caixa Didática para Abelhas Nativas Sem Ferrão permite a visualização didática do trabalho da colônia sem danificar suas estruturas, como também, facilita e agiliza a transferência de exames capturados, a colheita de mel e da própolis em pouco tempo, evitando estresse e a morte de abelhas.

Publicado
2022-03-21
Seção
RTA - Ética, epistemologia, formação e construção do conhecimento agroecológico