A popularização das plantas alimentícias não convencionais (panc) durante a pandemia de covid-19: a atuação do projeto pancpop nas mídias digitais.

the performance of the pancpop project in digital media.

Autores

  • Gabriel Carlos Baeta Melo FURG
  • Lais Velasques Univesidade Federal de Rio Grande
  • Jaqueline Durigon Univesidade Federal de Rio Grande

Palavras-chave:

extensão universitária, segurança alimentar e nutricional, redes sociais

Resumo

As iniciativas de popularização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) têm resultado em grandes impactos, principalmente no que se refere ao resgate conhecimentos e práticas que contribuem para o enfrentamento da monotonia alimentar. Com a pandemia de COVID-19, as atividades de extensão envolvendo a temática tiveram que ser reestruturadas e adaptadas para as mídias digitais. O objetivo deste trabalho é descrever as ações de popularização realizadas pelo projeto PANCPOP no âmbito online e seus impactos na popularização do conhecimento acerca das PANC. Entre os principais resultados está a criação de três séries de publicações, abordando 45 espécies e mais de 50 receitas com PANC nas redes sociais, alcançando e engajando milhares de pessoas, principalmente mulheres, entre jovens e adultas. Visando ampliar a atuação do projeto para além das redes sociais, o PANCPOP criou também o curso "Plantas Alimentícias Não Convencionais em espaços urbanos" ofertado na modalidade EaD através da plataforma Moodle. Dessa forma, as mídias digitais demonstraram ser ferramentas úteis para manter a comunicação com a comunidade durante o período de distanciamento social e contribuiu para ampliação do público envolvido no processo de popularização, com impactos significativos em escala local, regional e nacional.

Biografia do Autor

Lais Velasques, Univesidade Federal de Rio Grande

Acadêmico, Curso de Agroecologia

Jaqueline Durigon, Univesidade Federal de Rio Grande

Dra, Professora, Curso de Agroecologia, 

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Publicado

2022-03-21