Horta agroecológica como recurso pedagógico em Seropédica-RJ

Autores

  • Maria Lucena Calixto da Silva
  • Beatriz Calixto da Silva
  • Gabriel Martins Arruda
  • Lívia Calixto da Silva
  • Fabiana de Carvalho Dias Araújo

Palavras-chave:

Educação, Agroecologia, Sustentabilidade

Resumo

O cuidado com o meio ambiente e o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade são hábitos que devem ser cultivados desde a infância. Assim, é necessário procurar alternativas que proporcionem o contato com a natureza, práticas alimentares saudáveis e a compreensão de sua ancestralidade, através da educação, contribuindo para formação de cidadãos conscientes. O intuito do presente trabalho foi relatar a implantação de uma horta como recurso pedagógico na Escola Municipal Lígia Rosa Gonçalves Ferreira, localizada no bairro Jardim Maracanã, município de Seropédica-RJ, a partir da qual se pôde discutir com a comunidade que reside no entorno do ambiente escolar, sobre temáticas socioambientais e agroecológicas, incentivando os professores a utilizar a horta escolar como recurso pedagógico. Essa horta contribuiu com as aulas de forma positiva, além de envolver alguns dos responsáveis pelos alunos em atividades que ocorreram dentro da escola, colaborando para uma modificação dos hábitos alimentares e incentivando a implantação de hortas nos quintais, segundo relatos dos próprios alunos e seus responsáveis. Observou-se que o projeto causou uma mobilização em favor da alimentação saudável e vida sustentável, despertando os envolvidos no projeto para problemas relacionados ao meio ambiente e promovendo uma integração entre a comunidade acadêmica e familiares dos estudantes, contribuindo com a convivência social e o convívio no ambiente escolar, tornando o estudo mais prazeroso para as crianças e trazendo a possibilidade de abordar conteúdo de uma forma mais lúdica, facilitando o aprendizado.

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Publicado

2022-03-18