Diversidade Genética de variedades de Feijão-fava de Bancos e Casas de Sementes do Semiárido Norte Mineiro

Autores

  • José Victor Maurício de Jesus Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Campus Regional de Montes Claros - Instituto de Ciências Agrárias (ICA)
  • Aldenir Teixeira da Gama Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Campus Regional de Montes Claros - Instituto de Ciências Agrárias (ICA)
  • Delacyr da Silva Brandão Júnior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Campus Regional de Montes Claros - Instituto de Ciências Agrárias (ICA)

Palavras-chave:

Phaseolus lunatus L.; Agrobiodiversidade; Diversidade Genética; Agricultura Familiar

Resumo

O feijão-fava está entre as cinco espécies do gênero Phaseolus mais cultivadas no mundo, sendo utilizada como fonte de alimento e geração de renda. Suas sementes possuem grande variação quanto ao tamanho, forma e coloração do tegumento. Este estudo teve por objetivo caracterizar quinze variedades crioulas de feijão-fava cultivadas no Norte de Minas por meio de descritores morfológicos, a fim de fornecer subsídios aos programas de melhoramento e ampliar o conhecimento para a preservação das sementes crioulas. As sementes foram avaliadas com base nos descritores morfológicos e avaliadas as características qualitativas quantitativas. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado. Os dados foram analisados utilizando o software R. O presente estudo concluiu que as variedades crioulas de feijão-fava apresentam variabilidade genética identificada, por meio de características morfoagronômicas. Por meio das análises realizadas foi possível agrupar as variedades em três grupos distintos, assim como foi possível verificar também a grande variabilidade
entre e dentro de cada variedade.

Downloads

Publicado

2022-03-21