Expansão da agroecologia e oportunidades para a construção do agroecossistema sustentável

Autores

  • Gabriella Henrique Brandão Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCAG), Departamento de Agricultura, Campus III, Bananeiras (PB)

Palavras-chave:

Agroecologia. Alimentação. Conhecimento popular. Consumidores.

Resumo

A agroecologia por muitos anos foi considerada apenas como uma agricultura alternativa, não sendo evidenciadas, portanto, suas possibilidades de contribuição para a interferência nos processos sociais, econômicos e ambientais que envolvem a produção agrícola. Nesse cenário, a revolução verde possibilitou a implementação de uma agricultura modernizada, marcada principalmente pela intensa mecanização e uso de agrotóxicos, que constituem alguns dos fatores que fazem com que esse tipo de produção seja altamente dependente de insumos
externos e consequentemente esteja mais vulnerável a fenômenos adversos que possam vir a ocorrer. Esse sistema agroalimentar causou uma série de mudanças no meio natural, oriundas da devastação e uso de substâncias tóxicas. Assim, objetivou-se a partir da pesquisa conhecer algumas oportunidades para promover o processo de transição agroecológica e expansão da agroecologia. A pesquisa realizada é do tipo bibliográfica, de caráter qualitativo, onde foi utilizado o método exploratório para analisar os resultados e chegar até as considerações finais. As principais oportunidades para favorecer esse processo podem ser listadas como a valorização dos conhecimentos dos povos tradicionais, assim como a busca pela construção da consciência ecológica dos consumidores, que podem atuar como protagonistas nesse processo de redesenho e mudança de paradigmas.

Downloads

Publicado

2022-03-21