Produção de Açafrão em Resposta à Cobertura do Solo com Cama de Frango

Autores

  • Sheila Cristina Dagel Ferreira de Souza Centro Universitário da Grande Dourados, Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Exatas e Agrárias
  • Maria do Carmo Vieira Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Curso de Agronomia.
  • Néstor Antonio Heredia Zárate Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Curso de Agronomia.
  • Natalia Pereira de Melo4 Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Curso de Agronomia.
  • Fernanda Alves Freitas Gouveia Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Curso de Agronomia.
  • Ketlyn Lima Romero Escola Vilmar Vieira Matos

Palavras-chave:

Curcuma longa, resíduo orgânico, rizoma comercial

Resumo

Foi avaliada a capacidade produtiva do açafrão cultivado em solo com e sem cobertura com cama-de-frango de corte visando oferecer novas alternativas de produção aos agricultores. O experimento foi constituído pela cobertura do solo com 0; 5; 10; 15 e 20 Mg ha-1. Os tratamentos foram arranjados no delineamento experimental blocos casualizados com quatro repetições. O plantio foi com mudas de plantas do HPM. A colheita foi quando houve secamento e encostamento no solo das folhas secas. As massas frescas de folhas e rizomas filhos e a massa seca de rizomas filhos foram influenciadas significativamente pelas doses de cama de frango colocadas em cobertura do solo-CFCS. As massas
frescas de raízes e de rizomas mãe e a massa seca de rizomas mãe não foram influenciadas pelas doses de CFCS. Concluiu-se que as maiores massas frescas e secas dos componentes avaliados foram das plantas cultivadas sem CFCS, independente de ter ou não diferenças significativas com os outros tratamentos em estudo.

Downloads

Publicado

2022-03-21