Educação do Campo e Agroecologia no IFPA - Campus Castanhal
Palavras-chave:
Educação do Campo; Agroecologia; Emancipação política.Resumo
A Educação do Campo e a Agroecologia, neste trabalho, são pensadas enquanto possibilidades de transformação sociocultural e humana, pois são parte integrante de uma educação de resistência e transformadora, que pode vir possibilitar um entendimento, além de um trabalho, bem como da construção de uma sociedade e tecnologia como instrumentos e ferramentas a serviço da vida e não da lógica do capital. Trata-se, portanto, de uma concepção de educação fundada nos princípios da ética, da solidariedade e da transformação social, pautada no respeito mútuo entre os sujeitos, no fortalecimento da dialogicidade entre educadores e educandos, em suma, na lógica e na valorização da arte da vida. Nesse sentido, a educação pensada e defendida pela Educação do Campo e a Agroecologia não é uma educação moldada conforme os interesses do Estado, da classe burguesa ou de quem quer que seja, trata-se, sim de um projeto de educação construído a partir da realidade histórica e cultural dos sujeitos coletivos do campo, é um projeto de educação que pensa o ato de educar como arte de libertação, porque busca construir a emancipação política e humana dos sujeitos.