Encontros e diálogos de saberes mediante métodos participativos
Palavras-chave:
IFRS Campus Restinga, metodologias participativas, construção do conhecimentoResumo
Este artigo apresenta relato e reflexão sobre um conjunto de métodos participativos proporcionados na prática por meio da DER 354, uma disciplina ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS. Entre o período de 2019 a 2023, as atividades envolveram estudantes e docentes com diferentes grupos focais. Os grupos eram formados por diversos atores, como a EMATER, o IFRS RESTINGA e o MST. Tais grupos demandaram auxílio em seus processos de construção coletiva do conhecimento e aprimoramento de suas práticas na coletividade. As experiências revelaram-se profícuas ferramentas para o planejamento de ações e diálogo de saberes entre universidade e movimentos sociais, contribuindo para o fortalecimento de práticas coletivas em distintos contextos agroecológicos. E, ainda, cumprindo um papel formativo para os praticantes, visto que a mediação e as negociações exigiram atento engajamento na solução dos conflitos que surgiram, bem como a escolha de caminhos a serem seguidos pelos grupos.