Intervenções construtivistas adotadas no curso de Bacharelado em Agroecologia: opiniões de educandos
Palavras-chave:
Construtivismo, Pedagogia, InterdisciplinaridadeResumo
O construtivismo parte de um pressuposto de que todos os participantes do processo de educação
são responsáveis pelo processo, de forma igual, posto que o real objetivo no processo
de aprendizagem é a apreensão do conhecimento. Deste modo este relato tem o objetivo de
trazer, através da voz de educandos, suas opiniões sobre as experiências vivenciadas com
as intervenções construtivistas no componente curricular obrigatório Psicologia das Relações
Humanas, no curso de Bacharelado em Agroecologia. Muitas atividades foram desenvolvidas,
em mais de 40 horas de aulas construtivistas, abordando os tópicos elencados nas ementas
contidas no Plano Político de Curso, de forma prática e interativa. Resume-se, de forma unânime,
que valeu a pena participar de aulas tão diferenciadas, porém tão necessárias e que
se manteve a expectativa de que outros educadores adotem, futuramente, na sequencia dos
próximos semestres do curso, formas construtivistas de abordar o conhecimento.