Tempo escola e tempo comunidade: nossa experiência na ECRAMA Escola de Formação para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas

Autores

  • Antonio Nailton Pereira de Lima IFPA Castanhal
  • Tânia de Souza Leite
  • Jucimar Soares do Carmo
  • Maria de Nazaré Ghirardi
  • Tatiana Deane de Abreu Sá

Palavras-chave:

Sistematização de experiências; Co-construção de conhecimento; Pedagogia da alternância.

Resumo

O presente estudo traz informações a partir de experiencias dos egressos do Curso Agroecologia & Cidadania, da turma de 2017, 2021/2022, organizado pela escola ECRAMA, têm como público agricultores (as) com origem e trajetórias distintas. Com uma prática educativa fundamentada em metodologias participativas, a Pedagogia da Alternância, os intercâmbios, a interação com os educadores, a visita as famílias e a comunidade, foram importantes às nossas vivências de ensino aprendizagem, apoiada nas dimensões da agroecologia, iluminando alternativas para a agricultura familiar, e para muitos jovens, passos para dar continuidade aos estudos. Ao sistematizar e compartilhar essa experiência, procuramos testemunhar a importância da educação no campo para os sujeitos do campo, como direito nosso e dever do Estado.

Downloads

Publicado

2023-09-06