Desafios à transição agroecológica pelo perfil dos estudantes de agronomia: um estudo de caso

Autores

  • MARTINS, Amanda Ketili Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba
  • MENDES, Fabrícia Queiroz Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba
  • CARVALHO, André Mundstock Xavier Universidade Federal de Viçosa, Campus de Rio Paranaíba

Palavras-chave:

Identidade profissional, Valores, Agroecologia

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o perfil dos ingressantes do curso de Agronomia da
Universidade Federal de Viçosa, campus de Rio Paranaíba e relacioná-lo com o perfil do
movimento agroecológico. Realizou-se uma análise reflexiva de valores como preditores da
identidade e opção profissional dos graduandos, e suas incoerências com princípios e características
da agroecologia. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado aos
calouros do curso de Agronomia dos anos de 2015, 2016 e 2017. Observou-se que 47 % dos
alunos optaram pelo curso pela perspectiva salarial, e apenas uma pequena parcela indicou
um perfil menos egocêntrico dentre as motivações para a escolha profissional. O perfil da
maior parte dos ingressantes possui discordâncias importantes em relação aos princípios
valorizados pela agroecologia, o que representa um desafio à expansão do movimento, da
ciência e da prática agroecológica.

Downloads

Publicado

2018-08-19