Implantação de Ferramenta Pedagógica através de Sistema Agroflorestal na Unidade Referência Agroecológica do Movimento MECA/UFPB
Palavras-chave:
Práticas agroecológicas, Ambiente pedagógico, Recuperação de Áreas DegradadasResumo
Para a Agroecologia se estabelecer como ciência, é preciso que haja pilares para construção
de um ambiente pedagógico; um dos grandes desafios dos cursos de Agroecologia no país.
Por isso, se fez como fundamental, desenvolver uma Área de atuação para os estudantes,
pretendendo, assim, valorizar e potencializar as intenções pedagógicas em seus diversos
propósitos e realizações. Para esta concretização foi oferecida a Oficina de Recuperação
de Áreas Degradadas (RAD) na Unidade Referência Agroecológica (URA) do Movimento de
Educação do Campo e Agroecologia (MECA). O MECA teve início em 2009 e sempre se conduziu
através da organização autogestionada. Atualmente, o movimento conta com o acúmulo
de experiências em pesquisas agroecológicas de natureza ecológica, social e política. A premissa
estratégica do Movimento é atuar não somente na Universidade como, também, nos
assentamentos e comunidades camponesas da região do Brejo paraibano a fim de semear o
desvelamento e a expansão da Agroecologia como ciência.