O ser camponês na Comunidade de Mamão do Mato: reflexões e percepções de guardiões da memória
Palavras-chave:
educação do campo, agroecologia, identidadeResumo
A produção teve o objetivo de analisar percepções de guardiões da memória sobre como as tradições culturais influenciam na produção da identidade camponesa na comunidade do Mamão do Mato, Brejões – Bahia. Tratou-se de um trabalho produzido no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), na Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias, situado no campus da cidade de Amargosa. A metodologia do estudo foi organizada por uma abordagem qualitativa, desdobrada por uma adaptação e aproximação a técnica de estudos etnográficos, com uma revisão de literatura, levantamento de textos sobre o tema e entrevistas semiestruturadas. A interpretação de dados do estudo foi vinculada a técnica de análise de conteúdo. A cultura e resistência perpetuadas pelo modo de vida estão atrelados ao legado da agroecologia, e se orientam por uma sucessão de práticas geracionais que fortalecem a identidade camponesa no lugar da pesquisa.
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