A estratégia de comunicação da campanha de mobilização Agroecologia nas Eleições - 2022

Autores

  • Marcelo Almeida
  • Viviane Brochardt

Palavras-chave:

comunicação popular, agroecologia, articulação nacional de agroecologia, comunicação e incidência política

Resumo

As eleições de 2022 foram marcadas pela disputa instaurada no Brasil em torno de dois projetos de sociedade simbolizados, por um lado, pela candidatura de Lula e, por outro lado, pela reeleição do então presidente Bolsonaro. Foi nesse cenário polarizado que a Articulação Nacional de Agroecologia promoveu a campanha Agroecologia nas Eleições 2022 (AnE), para dialogar com a sociedade e incidir nas candidaturas aos Poderes Executivo e Legislativo estaduais e federal. Este relato apresenta como a comunicação configurou-se em um dos eixos estratégicos da AnE, a partir da estruturação de uma equipe de comunicadoras/es populares que atuou junto às organizações e redes de agroecologia em todas as regiões brasileiras. Além de disputar as narrativas relacionadas à defesa da democracia, a comunicação para incidência política, desenvolvida na AnE, demonstrou a importância das políticas públicas que valorizam a agricultura familiar e promovem a agroecologia e a segurança alimentar e nutricional.

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Publicado

2024-11-27

Edição

Seção

CBA - Arte, Cultura, Comunicação Popular e Agroecologia