A agrofloresta como ferramenta pedagógica: Uma análise de duas experiências de Educação Ambiental em escolas públicas do Distrito Federal

Autores

  • DORNELES, Ana Braga Universidade de Brasília (UnB)
  • REIS DA SILVA, Ana Tereza Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Diálogo de saberes, Sistemas Agroflorestais, experiências educacionais

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar em que medida e de que forma os SAFs são acionados em
escolas públicas no Distrito Federal (DF). A pesquisa apresenta alternativas metodológicas
para o campo da agroecologia em escolas urbanas. Após o mapeamento das experiências
agroflorestais, duas escolas foram selecionadas. Foram realizadas observações, registro em
diário de campo e entrevistas semi-estruturadas com os professores envolvidos nas atividades.
As experiências se desenharam diferentemente nas escolas, na primeira o SAF contribuiu
de forma transformadora na relação da comunidade escolar e na segunda escola a
dimensão ambiental foi percebida, porém de forma muito reducionista e comportamentalista,
características que ainda se mostram hegemônicas nas práticas de educação ambiental. Uma
abordagem agroecológica permite acesso a conhecimentos invisibilizados dentro da escola e
do meio urbano, contribuindo para processos educativos mais humanizados e sensíveis aos
problemas contemporâneos.

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Publicado

2018-08-19