Horta e pomar agroecológico para uma educação ambiental ecomunitarista e agroecológica no Colégio Estadual Sinésio da Costa (CESC), Riacho de Santana, BA

Autores

  • MOREIRA, Antônio Domingos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa)
  • CARVALHO, Aurélio José Antunes de Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Lavouras Xerófilas (XERÓFILAS - IF Baiano/CNPq), PPGCA-UFRB
  • LARANJEIRA, Adaildes de Oliveira Farias Colégio Estadual Sinésio da Costa (SEC/BA)
  • OLIVEIRA, Bárbara Lourena de Sousa Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa)
  • SANTOS, Deborah Murielle de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa)
  • FERREIRA, Marcio Harrison dos Santos Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Lavouras Xerófilas (XERÓFILAS - IF Baiano/CNPq), PPGCA-UFRB

Palavras-chave:

educação em agroecologia, sustentabilidade, agricultura periurbana

Resumo

O presente relato objetiva apresentar brevemente ações e viabilidade de projeto em implementação desde setembro de 2015 no Colégio Estadual Sinésio da Costa (CESC) em Riacho de Santana – BA. A educação ambiental e comunitária pautada nos princípios da Educação em Agroecologia é ainda pouco explorada no Contexto das escolas públicas estaduais do estado da Bahia. Nesse sentido, o presente projeto tem como instrumento norteador os sistemas agroecológico e orgânico, com inserção recente no Projeto Político Pedagógico da escola e possibilitando maior participação da comunidade escolar, problematização e contextualização da temática, e propõe alternativas sustentáveis à oferta de alimentos saudáveis e produzidos em pequenos espaços. Além disso, o referido projeto encontra consonância no Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Velho Chico, fomentando a capacitação em educação ambiental destinada ao público jovem, alunos e professores.

Downloads

Publicado

2018-08-19