Plantar Marajó: aprendizados de uma experiência em curso de mobilização de populações ribeirinhas, agricultores e agricultoras familiares para boas práticas de gestão de recursos naturais

Autores

  • Manuel Amaral Neto Instituto Internacional de Educação do Brasil
  • Deborah Pires Unioeste
  • Katiuscia Miranda Instituto Internacional de Educação do Brasil
  • Romier Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Daltro Paiva Instituto Internacional de Educação do Brasil
  • Alison Castilho Instituto Internacional de Educação do Brasil

Palavras-chave:

sistemas agroflorestais, biodiversidade, cadeias da sociobiodiversidade, amazônia

Resumo

A experiência refere-se à iniciativa de implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) por populações ribeirinhas, agricultores e agricultoras familiares na região do Marajó, estado do Pará, na Amazônia brasileira. As ações são desenvolvidas pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil-IEB em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA-Campus Castanhal. Trata-se de uma iniciativa inovadora que objetiva promover boas práticas em uso sustentável do solo, valorização das florestas e da biodiversidade da Amazônia em um território de elevada vulnerabilidade social, econômica e ambiental. Além do plantio de 76 ha de SAFs em seis meses de seu primeiro ciclo de calendário silviagrícola (2022/20023), a ação tem impulsionado (novas) cadeias da sociobiodiversidade no território, o fortalecimento da organizacional comunitário, boas práticas de manejo incorporando técnicas com os princípios da agroecologia e promoção da segurança e soberania alimentar.

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Publicado

2024-11-27