Aplicação de ferramentas metodológicas para a construção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação em agroecologia
Palavras-chave:
pesquisa em agroecologia, Metodologia participativa, intercâmbios agroecológicosResumo
As pesquisas científicas nos programas de pós-graduação na área de agrárias são muitas
vezes desvinculadas da prática do campo e das demandas reais dos agricultores familiares
e camponeses, que seguem despercebidas. Estratégias para o aperfeiçoamento da articulação
pesquisa-extensão envolvendo agricultores precisam ser mais aplicadas. Este trabalho
descreve uma experiência de utilização de Metodologias participativas tanto em sala de aula
quanto em intercâmbios entre alunos de pós-graduação em Agroecologia, na disciplina Metodologia
de Pesquisa em Agroecologia: com ênfase em solos, e agricultores que residem
no entorno de Viçosa, na região da zona da mata. O uso de ferramentas metodológicas que
trabalham a sensibilização e a reflexão social pode ser uma forma de conectar as demandas
concretas do campo ao ensino e pesquisa.