Homeopatia na reabilitação de agroecossistemas degradados pelo rejeito da barragem de Fundão em Mariana, MG: estudo de caso com o cultivo do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.)

Autores/as

  • Maria Cristina T. Braga Messias1 Messias Depto. de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paulo S.M.F. Carvalho Plantar Planejamento Agroambiental

Palabras clave:

agrohomeopatia, arsenicum album, homeopatia em plantas, impactos da mineração, recuperação de áreas degradadas

Resumen

Averiguou-se o uso da homeopatia para restabelecer a adaptabilidade do feijoeiro em agroecossistemas degradados por rejeito de mineração, em Mariana, MG. O feijoeiro foi cultivado em casa de vegetação em vasos contendo solo contaminado. A anamnese foi feita por entrevistas com agricultores. Medo, intoxicação por ferro, clorose e perda de adaptabilidade compuseram a síndrome mínima de valor máximo para escolha do medicamento utilizando o software HOMEOPRO. Arsenicum álbum apresentou a maior similitude. A dinamização, dosagem e frequência de aplicação foram escolhidas por radiestesia, resultando em aplicações semanais de 6 gotas de Arsenicum CH12. Avaliou-se a germinação, sintomas de intoxicação e medidas alométricas aos 30 dias após o plantio. O uso de Arsenicum reduziu os sintomas deletérios, auxiliando a adaptação do feijoeiro aos ecossistemas atingidos, porém prejudicou a germinação. Novos ensaios iniciando as aplicações após a germinação serão conduzidos. 

Publicado

2024-11-27