A abordagem de agrotóxicos no ensino de ciências da natureza: uma análise do currículo paulista

Autores

  • Bianca Natália Poranga
  • Tatiana Graem Abdalla PPGADR UFSCar
  • Raul Amorim SEDUC-SP
  • Rafael Pereira Lobo CCHB UFSCar

Palavras-chave:

agrotóxicos, educação básica, currículo paulista, ensino de ciências

Resumo

O uso de agrotóxicos visa o lucro acima da vida, portanto o ideal hegemônico de utilização de agrotóxicos para a produção massiva de produtos agrícolas é expandido em forma de ideologia. A escola, enquanto um aparato ideológico do Estado, reflete em seus documentos o poder desta disputa, e este trabalho traz uma análise do Currículo Paulista sobre sua forma de apresentar nas escolas a discussão sobre os múltiplos problemas trazidos pelo uso de agrotóxicos. A pesquisa tem enfoque nos Anos Finais do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências da Natureza, utilizando metodologia qualitativa e análise documental com enfoque CTS e bases na pedagogia crítica. Conclui-se que o currículo não fomenta a formação do pensamento crítico acerca do uso de agrotóxicos nas práticas agrícolas, necessitando de diversos desdobramentos para que se trate todos os temas pertinentes ao uso de agrotóxicos em sala de aula.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Edição

Seção

CBA - Contra os Agrotóxicos e Transgênicos